T85.0 – Complicação Mecânica de Shunt Ventricular Comunicação Intracraniana
A complicação mecânica de shunt ventricular comunicação intracraniana é uma condição grave que pode ocorrer em pacientes que possuem um shunt ventricular para o tratamento de hidrocefalia. Neste caso, o shunt é um dispositivo médico utilizado para drenar o excesso de líquido cefalorraquidiano do cérebro para outra parte do corpo, aliviando assim a pressão intracraniana.
Sintomas
Os sintomas da complicação mecânica de shunt ventricular comunicação intracraniana podem incluir dor de cabeça intensa, vômitos frequentes, alterações na visão, sonolência excessiva, convulsões e febre. É importante estar atento a qualquer sinal de deterioração do estado clínico do paciente.
Diagnóstico
O diagnóstico da complicação mecânica de shunt ventricular comunicação intracraniana é feito através de exames de imagem, como a tomografia computadorizada ou a ressonância magnética. Além disso, o médico pode solicitar exames de sangue e avaliar os sinais clínicos apresentados pelo paciente.
Tratamento
O tratamento da complicação mecânica de shunt ventricular comunicação intracraniana geralmente envolve a revisão do shunt, podendo ser necessário realizar uma cirurgia para corrigir o problema. O objetivo é restabelecer o fluxo adequado de líquido cefalorraquidiano e aliviar a pressão intracraniana.
Prognóstico
O prognóstico da complicação mecânica de shunt ventricular comunicação intracraniana pode variar de acordo com a gravidade do caso e a prontidão do diagnóstico e tratamento. Em casos mais graves, a condição pode levar a complicações neurológicas permanentes ou até mesmo colocar a vida do paciente em risco.