sexta-feira, abril 4, 2025
InícioN89 1 Displasia Vaginal Moderada

N89 1 Displasia Vaginal Moderada

N89.1 Displasia Vaginal Moderada

A displasia vaginal moderada, também conhecida como neoplasia intraepitelial vaginal de grau 2, é uma condição pré-cancerosa que afeta o revestimento interno da vagina. Neste estágio, as células anormais estão presentes em uma camada mais profunda do tecido vaginal, mas ainda não invadiram as camadas mais profundas.

Causas

As causas da displasia vaginal moderada podem estar relacionadas a infecções por HPV de alto risco, tabagismo, histórico de displasia cervical ou vaginal, imunossupressão e outros fatores de risco.

Sintomas

Os sintomas da displasia vaginal moderada podem incluir corrimento vaginal anormal, sangramento após relação sexual, dor durante o sexo e coceira na região genital.

Diagnóstico

O diagnóstico da displasia vaginal moderada é feito por meio de exames ginecológicos, como o Papanicolau e a colposcopia, que permitem visualizar as células anormais no colo do útero e na vagina.

Tratamento

O tratamento da displasia vaginal moderada pode incluir a realização de procedimentos cirúrgicos, como a conização ou a cirurgia a laser, além do acompanhamento médico regular para monitorar a evolução da condição.

Prevenção

A prevenção da displasia vaginal moderada envolve a realização regular de exames ginecológicos de rotina, a vacinação contra o HPV, o uso de preservativos durante as relações sexuais e a adoção de hábitos saudáveis, como não fumar.

Mais Popular