sexta-feira, abril 4, 2025
InícioE03 4 Atrofia Adquirida Da Tireoide

E03 4 Atrofia Adquirida Da Tireoide

E03 4 Atrofia Adquirida Da Tireoide

A atrofia adquirida da tireoide é uma condição em que a glândula tireoide diminui de tamanho devido a diversos fatores, como doenças autoimunes, deficiências nutricionais ou exposição a radiações.

Sintomas

Os sintomas da atrofia adquirida da tireoide podem incluir fadiga, ganho de peso, sensação de frio, pele seca, queda de cabelo, constipação e alterações no humor.

Causas

As causas da atrofia adquirida da tireoide podem estar relacionadas a doenças autoimunes, como a tireoidite de Hashimoto, deficiências de iodo, tratamentos com radiação ou cirurgias na região da tireoide.

Diagnóstico

O diagnóstico da atrofia adquirida da tireoide é feito por meio de exames de sangue para avaliar os níveis de hormônios tireoidianos, ultrassonografia da tireoide e, em alguns casos, biópsia da glândula.

Tratamento

O tratamento da atrofia adquirida da tireoide pode envolver a reposição hormonal com medicamentos, suplementação de iodo, mudanças na dieta e acompanhamento médico regular.

Complicações

Complicações da atrofia adquirida da tireoide podem incluir hipotireoidismo, bócio, alterações no metabolismo e, em casos mais graves, problemas cardíacos e neurológicos.

Prevenção

A prevenção da atrofia adquirida da tireoide pode ser feita através de uma dieta rica em iodo, evitando exposição a radiações e mantendo um acompanhamento médico regular para monitorar a saúde da glândula.

Mais Popular