E22.0 Acromegalia e Gigantismo Hipofisário
A Acromegalia e o Gigantismo Hipofisário são distúrbios hormonais causados pelo excesso de hormônio do crescimento, também conhecido como GH. Essa condição é geralmente causada por um tumor benigno na glândula pituitária, que leva à produção descontrolada de GH.
Sintomas
Os sintomas da Acromegalia e do Gigantismo Hipofisário incluem o crescimento anormal das mãos e pés, aumento do tamanho do queixo, nariz e orelhas, dores articulares, alterações na voz, dores de cabeça e problemas de visão.
Diagnóstico
O diagnóstico da Acromegalia e do Gigantismo Hipofisário é feito por meio de exames de sangue para medir os níveis de GH, testes de tolerância à glicose e ressonância magnética para identificar possíveis tumores na glândula pituitária.
Tratamento
O tratamento da Acromegalia e do Gigantismo Hipofisário pode envolver a cirurgia para remover o tumor, a radioterapia para destruir as células tumorais restantes e o uso de medicamentos para controlar os níveis de GH no organismo.
Complicações
Se não tratada, a Acromegalia e o Gigantismo Hipofisário podem levar a complicações graves, como diabetes, hipertensão, problemas cardíacos, apneia do sono e até mesmo aumento do risco de câncer.
Prognóstico
O prognóstico para pacientes com Acromegalia e Gigantismo Hipofisário é geralmente bom, desde que o diagnóstico seja feito precocemente e o tratamento adequado seja iniciado o mais rápido possível.