J68.1 Edema Pulmonar Agudo Devido A Produtos Químicos, Gases, Fumaças e Vapores
Edema pulmonar agudo é uma condição grave que pode ser causada pela inalação de produtos químicos, gases, fumaças e vapores. Nesse caso, o líquido se acumula nos pulmões, dificultando a respiração e levando a sintomas como falta de ar, tosse e chiado no peito.
Sintomas
Os sintomas do edema pulmonar agudo devido a produtos químicos, gases, fumaças e vapores incluem dificuldade para respirar, tosse com expectoração espumosa, chiado no peito, ansiedade, sudorese e cianose (coloração azulada da pele e mucosas).
Causas
As causas do edema pulmonar agudo podem estar relacionadas à exposição a substâncias tóxicas presentes em produtos químicos, gases, fumaças e vapores. A inalação dessas substâncias pode levar à inflamação dos pulmões e ao acúmulo de líquido nos alvéolos.
Tratamento
O tratamento do edema pulmonar agudo devido a produtos químicos, gases, fumaças e vapores inclui a administração de oxigênio, medicamentos para melhorar a função cardíaca e pulmonar, e, em casos graves, a internação em uma unidade de terapia intensiva.
Prevenção
Para prevenir o edema pulmonar agudo causado por produtos químicos, gases, fumaças e vapores, é importante utilizar equipamentos de proteção individual, ventilar adequadamente os ambientes de trabalho e seguir as normas de segurança estabelecidas.